A ANDI – Comunicação e Direitos lançou o guia “Os direitos das crianças e dos adolescentes na pauta climática”, uma ferramenta essencial para comunicadores que desejam abordar a crise climática com foco na infância e adolescência. O documento destaca como as mudanças climáticas afetam diretamente os direitos constitucionais das crianças e adolescentes, aprofundando desigualdades e ameaçando seu desenvolvimento integral.
O guia oferece dados atualizados, fontes confiáveis, sugestões de pautas e abordagens fundamentais para quem deseja cobrir temas como a COP 30, justiça climática e os impactos reais da crise ambiental no presente e futuro da infância brasileira. Entre os dados apresentados, destaca-se que mais de 40 milhões de crianças no Brasil estão expostas a riscos climáticos, e 88% das doenças ligadas ao clima atingem crianças com menos de 5 anos.
O Instituto Árvores Vivas é uma das organizações mencionadas no guia, reconhecido por seu trabalho na promoção de ambientes saudáveis e na valorização da natureza no cotidiano das crianças. A atuação do Instituto inclui formações participativas com equipes de saúde, educação, cultura e assistência, por meio da implementação do Programa Conviver e Aprender com a Natureza, promovemos o contato direto das crianças e adolescentes com a natureza, fortalecendo o vínculo e aprendizados com os elementos naturais e atuando para criar áreas verdes qualificadas, proporcionando a consciência ambiental desde cedo. Acreditamos que a transformação climática também começa nas pequenas mãos por meio da educação ambiental climática, e nos espaços do cuidar.
O guia está disponível gratuitamente no site da ANDI e é uma leitura recomendada para todos que desejam contribuir para uma cobertura mais sensível e aprofundada da emergência climática, especialmente em relação aos direitos das crianças e adolescentes.
Que este guia sirva como ferramenta potente para comunicadores que desejam iluminar as conexões entre clima, infância, saúde, equidade e futuro. E que juntos possamos garantir o direito de toda criança a viver e crescer em um mundo mais justo, saudável e verde.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir