Lançamento da Metodologia Clima & Saúde

Uma ponte entre meio ambiente, saúde planetária e ação comunitária

Você já percebeu como o equilíbrio e qualidade climática — o ar que respiramos, o solo sob nossos pés, as chuvas e ciclo da água, o calor e temperaturas — estão intimamente ligados a todos os aspectos da nossa vida? A saúde, o bem-estar e bem-viver, as relações em comunidade, são aspectos interdependentes. É justamente por essa visão integrada que o Instituto Árvores Vivas apresenta com alegria sua mais nova iniciativa aberta para replicação em toda sociedade: a metodologia Clima & Saúde.

Por que essa metodologia?

Vivemos um tempo de transformações climáticas que já não são futuras — são presentes. O estado de emergência climática tem implicações diretas sobre a saúde humana: desde o stress térmico, à poluição, aos eventos extremos, seus impactos na vida e falta de segurança socio econômica ambiental, riscos e impactos que afetam o emocional de toda população, em especial a geração de crianças e adolescentes que viverá por mais tempo com este cenário de incertezas e inseguranças. O Projeto Clima & Saúde é o resultado da parceria entre Instituto Árvores Vivas, o Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com o apoio e financiamento da Aliança Global Clima e Saúde (Global Climate and Health Alliance), por meio do edital Climate × Health Small Grants.


O Projeto contempla oficinas de aprendizagem participativas, a partir da perspectiva dos adolescentes, ao convidar para encontros onde ocorrem conversas e reflexões sobre mudanças climáticas, saúde e participação cidadã. Com base nessa experiência, organizamos os processos e resultados dessa metodologia — um material pensado para que escolas, profissionais de saúde, educadores ambientais e comunidades possam aplicar, adaptar e agir.

O que o material oferece?

  • Estrutura prática passo-a-passo para trabalhar os temas “clima” e “saúde” em conjunto: promove a consciência da necessidade de se abordar assuntos do meio ambiente e bem-estar de forma interdisciplinar, como uma rede que conecta o físico, o emocional, o coletivo e o ambiental.
  • Ferramentas de mobilização e aprendizagem ativa: oficinas, questionamentos estratégicos, dinâmicas que colocam otimismo e proatividade no centro a partir da perspectiva e referências dos participantes.
  • Um convite à ação local: a metodologia estimula a percepção histórica socio ambiental e da qualidade dos ambientes onde vivem — criando espaço para proposição de transformações reais, com respaldo teórico, para melhorar seus territórios.
  • Acesso gratuito e aberto: para fomentar redes de cuidado mútuo, criatividade e educação transformadora.

Quem pode usar?

  • Educadores e escolas que desejam conectar o currículo à realidade climática e à saúde integral dos estudantes.
  • Profissionais de saúde que queiram aprofundar em suas abordagens a conexão com o meio ambiente como determinante de saúde (físico, mental, social).
  • Associações, centros culturais e organizações comunitárias que mobilizam cidadãos para o cuidado com a natureza e meio ambiente, como cuidado com a vida pata todos os seres e planeta.
  • Movimentos populares, lideranças jovens — afinal, essa metodologia valoriza a voz, a experiência e o protagonismo daqueles que vivem os desafios e podem criar, propor, impulsionar e mobilizar as transformações.

Como acessar?

O material está disponível para consulta e download direto neste link:
Baixe aqui a Metodologia Clima & Saúde


Basta clicar e começar a explorar — e se você fizer uso, adoraremos saber como está sendo aplicado, qual foi o impacto, quais adaptações você fez! Basta preencher o formulário indicado no material, mas também entre em contato com nossa equipe por e-mail compartilhando sua experiência, dúvidas e registros para: contato@arvoresvivas.org.br

E agora, o que vem?

Lançar o material é apenas o primeiro passo. O verdadeiro movimento começa quando cada pessoa, escola, grupo ou comunidade colocar em prática.

  • Use as dinâmicas, adapte os conteúdos para sua realidade.
  • Promova rodas de conversa, momentos de escuta e ação.
  • Inverta a lógica: ao invés de apenas “ensinar sobre clima”, permita que o clima — e a saúde — ensinem algo para nós.
  • Compartilhe o que der certo — pois essa é uma metodologia viva, que cresce com a troca.

Convidamos você, sua comunidade, sua escola, centro de saúde, cultura, assistência, seu coletivo a fazer parte desse movimento. A partir de hoje, somos co-criadores de uma nova maneira de habitar a Terra — e de cuidar da Terra habitando-a bem a partir de nossos sentimentos, pensamentos e ações para um mundo justo e seguro. Com acesso a qualidade ambiental e justiça climática.


Cuidar do clima é cuidar da saúde; cuidar da saúde é cuidar da vida; cuidar da vida é cuidar de tudo que nos conecta.

🌿 Vamos juntos?

Descubra mais sobre Instituto Árvores Vivas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading